Skateparques

Presentemente, os skateparques estão entre os mais populares espaços de recreio infanto-juvenil à escala global, inclusive em Portugal, onde na última década se tem assistido a um aumento sustentado do número destes equipamentos públicos, fruto de investimentos na juventude e qualidade de vida dos nossos municípios e freguesias.

A F.L.GASPAR possui uma equipa técnica especializada que trabalha em coordenação com as principais referências mundiais, nomeadamente:

  • Equipa pluridisciplinar californiana de arquitectos paisagistas praticantes de skate e ex-atletas profissionais, responsável pela construção das rampas dos principais eventos mundiais como os X-GAMES e os Vans Triple Crown Series, sendo um dos principais impulsionadores das novas tendências de evolução dos skateparque nos EUA (e por consequência à escala global);
  • Equipa pluridisciplinar inglesa especializada na construção de skateparques em betão projectado in situ, tendo presentemente um portfólio inovador na exploração das capacidades do betão projectado ao serviço de novos designs e soluções construtivas, redefinindo as possibilidades de linhas de movimento num skateparque.

Dispomos de um serviço personalizado de desenvolvimento de programas integrados de projecto, manutenção e dinamização sócio-desportiva, especialmente vocacionado para parcerias com entidades públicas.

 

Skateparques em betão projectado in situ

O betão projectado in situ é hoje aceite como a solução ideal para a construção de skateparques exteriores públicos. Este facto assenta no reconhecimento das suas amplas e vantajosas possibilidades, nomeadamente:

  • Potencial de design, inovação, plasticidade e fluidez de linhas, possibilitando uma harmoniosa integração em espaços urbanos (verdes ou construídos);
  • Durabilidade, resistência anti-vandalismo e facilidade de reparação;
  • Baixos níveis de manutenção (económico e logístico) em comparação com os skateparques construídos com recurso a outros materiais, bem como em relação aos parques infantis.

  

 

Skateable Art

A F.L.GASPAR tem vindo a desenvolver de forma pioneira em Portugal o conceito Skateable Art.

Produzimos peças modelares em betão pré-fabricado com um design inspirado nas esculturas e soluções de espaço urbano (mobiliário urbano, muretes, rampas) que os skaters utilizam enquanto spots de recreio.

Estas peças tanto podem ser integradas num convencional skateparque, como ser utilizadas para pontuar espaços de circulação pedonal ou mista como praças, parques e jardins.