Equipamentos de Contenção e Segurança

As guardas, quer metálicas, quer mistas, quer em betão, são equipamentos indispensáveis à segurança duma estrada. Pelo seu efeito de amortecimento e contenção, evitam despistes e colisões que poderiam ter graves consequências.

A F.L.GASPAR foi a empresa que iniciou e tornou comum a utilização destes equipamentos a partir de 1976, e continua a realizar trabalhos de grande exigência técnica.

É um exemplo a protecção (sob supervisão da FIA) do circuito do Estoril para a Fórmula 1, desde 1984 até à saída desta prova em 1996, e a execução da primeira obra de protecção a motociclistas em 18 distritos para o ex ICERR hoje EP, EPE, com a instalação de écrans metálicos por baixo da guarda já existente.

O nosso portfólio de produtos de contenção e segurança é composto por:

  • Guardas metálicas;
  • Protecções para motociclistas;
  • Barreira New Jersey;
  • Barreiras mistas para áreas protegidas;
  • Atenuadores de impacto;
  • Barreiras anti-encandeamento;
  • Mangas de vento.

Acalmia de tráfego e tratamentos superficiais

É por todos reconhecido que a derrapagem dos veículos está na origem dum elevado número de acidentes com mortos.

Em caso de atropelamento a 65 km/h a colisão será fatal para 9 em 10 peões, enquanto que se a velocidade for de 30 km/h, 9 em 10 irão sobreviver.

Uma deficiente gestão da velocidade agravada por diversos factores, entre os quais o pavimento molhado e por vezes uma sinalização inadequada, fazem com que um grande número de acidentes com feridos graves e mortos, sejam causados pelo facto dos condutores não conseguirem imobilizar os veículos, a tempo de evitar colisões com peões.

A solução para cumprir os Objectivos do PNPR e para resolver o grave problema da sinistralidade em zonas urbanas, passa também pela aplicação de antiderrapantes coloridos nas ZAAs, na aproximação a Passagens de Peões, Curvas Perigosas, Aproximação a Rotundas, entre outras situações.

As travagens podem assim ser muito mais eficazes, reduzindo-se a distância necessária para parar as viaturas.

É um método em que não ficamos tão dependentes do comportamento do condutor, para reduzir o risco de acidentes com peões em zonas urbanas.

Revestimentos antiderrapantes

Os acidentes com peões continuam a ser uma tragédia de grande dimensão no nosso País, não tendo sido ainda possível inverter esta situação.

Crianças e adolescentes nas zonas de escolas e ainda os idosos, são grupos de risco muito elevado e como tal a nossa atenção deve recair na eliminação dos chamados “Pontos Negros”.

Todos temos um papel fundamental, no sentido de reduzir o número de mortos e feridos graves em acidentes nas estradas.

A F.L.GASPAR pode contribuir eficazmente para atingir este desígnio nacional, porque tem desde 1991 uma experiência importante na aplicação de revestimentos antiderrapantes, com situações de sucesso em diversos locais, onde os acidentes foram reduzidos drasticamente com todos os benefícios sociais e económicos que daí advieram.

Bandas redutoras de velocidade

Revestimento para ciclovias