Equipamentos de Guiamento, Balizagem e Demarcação

Os equipamentos que se integram neste grupo são um complemento indispensável às Marcas Rodoviárias e à Sinalização Vertical e são de fundamental importância para a segurança rodoviária.

Delineadores

Dispositivos apoiados no solo ou em equipamentos de segurança, colocados no limite exterior da berma, ou do lado esquerdo da faixa de rodagem, nos casos em que exista separador central, que permitem identificar mais facilmente aqueles limites durante a noite ou em condições de visibilidade insuficiente.

Baias e Balizas

Dispositivos aplicados nas bermas que permitem ao condutor acompanhar o desenvolvimento de curva ou divergência onde se inserem.

Marcadores tipo “Olhos de Gato”

Dispositivos aplicados sobre o pavimento que permitem reforçar a visibilidade das marcas durante a noite ou em condições de visibilidade reduzida, permitindo ao condutor observar o desenvolvimento da via onde circula.

Marcos

Dispositivos aplicados nas bermas que indicam o ponto quilométrico da estrada. Os marcos hectométricos são também particularmente úteis em vias reservadas a veículos automóveis, para sinalizar o sentido do posto SOS mais próximo.