Controlo de acessos a zonas pedonais

PILARETE ELÉCTRICO RETRÁCTIL SUMO

O pilarete retráctil é um obstáculo visível, quando na posição elevada, permitindo a passagem livre a peões, ciclistas e pessoas de mobilidade reduzida.

Os veículos automóveis estão sujeitos a controlo, só sendo permitida a passagem a portadores de autorização adequada. Estes equipamentos são constituídos por um êmbolo (pilarete) que recolhe para a sua fundação embutida no solo, caso se permita a passagem de algum veículo.

Características

Limitação da circulação a veículos automóveis, manutenção simples e apenas por um indivíduo, design cilíndrico estudado por forma a evitar acidentes, interacção com sistemas de gestão de parques e parquímetros, mecanismo eléctrico a 24 volts, menor ruído, nível de resistência ao choque variável, protecção dos elementos sensíveis e do mecanismo, possibilidades de utilização: automático, semi-automático, manual (ou desmontável) e fixo.

Frequências superiores a 2000 movimentos diários. Tempo de descida 1,2s e de subida 3,5s. Segurança activa, ou seja, numa falha de energia, o pilarete não baixa. Poderá no entanto ser programado para baixar automaticamente após algum tempo e a meio de um ciclo. A central de gestão gere os equipamentos e poderá estar integrada em mobiliário urbano do tipo Totem.

Vantagens gerais:

  • Motor eléctrico alimentado a 24v: Menor risco de electrocussão;
  • Mecanismo de elevação abaixo da cota do pavimento: Minimiza danos no equipamento em caso de embate por viatura.

Vantagens face a sistemas hidráulicos:

  • Fácil manutenção;
  • Não existe a possibilidade de derrame de óleo (mais ecológico).

Vantagens face a sistemas pneumáticos: 

  • Sem risco de roedores provocarem fugas de ar;
  • Não existe a possibilidade de envelhecimento dos materiais, entupimento de condutas e consequente desgaste do compressor;
  • Mais silencioso para os residentes (não emite ruídos permanentes).